Sou um contador de histórias e há quem goste de ouví-las!!
Mas sem pretensões científicas ou filosóficas, apenas dando uma boa viajada na maionese, pois é assim que nasce um bom papo...
Sem a intenção de reunir uma multidão, afinal, isso aqui é privilégio de poucos...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Capturando o tempo



Hoje, véspera de natal, estamos carregando o carro pra irmos pra casa da vovó. Vovó das crianças, é claro.
Só que a parte mais legal é a que se dará depois: iremos acampar num camping de praia, lá no Guaraú.
Por muitas vezes fizemos isso. Só que desta vez tenho uma missão: capturar o tempo.
Estou morrendo de medo de que esta será a última vez que meus filhos adolescentes toparão fazer um programa desses, com o papai aqui.
Eles já circulam a casa dos 15 anos e as prioridades estão mudando nitidamente. Outra coisa que já esta bem clara é que não represento mais aquele super-herói que era até bem pouco atrás. Agora sou um mero mortal na concepção deles.
Se bem que agora eles se relacionam com Jesus de maneira pessoal e eu acho que transferi as honras pra Pessoa certa...mas mesmo assim é meio estranho...e sou levado a tentar o impossível: Congelar o tempo...o tempo do meu menininho, o Matheuzinho, correndo de mim na areia, achando que podia se safar!!! O tempo da minha bebezinha, a Marília, a Nininha, que não acreditava como eu conseguia fazer um buraco tão grande na areia que ela podia até entrar nele!
Hoje eles são grandes. Quase homem e quase mulher. Pelo menos aos meus olhos...mas se assim me parece eu não desisto, vou correr atrás dele...vou fazer castelo pra ela...vou congelar o tempo...

Ah !! Como eu os amo !!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Clima de natal

Já andei escrevendo alguma coisa relacionada ao natal por aqui.
Mas acho que estava mais pra meter o pau no sistema consumista que pra desenvolver algo mais apropriado (veja o post ¨Papai Noel¨ de 15 de dezembro).

Só que hoje aconteceu algo...

Estava em Tatuí SP, quando lá pelas 6 da tarde, começaram a preparar o que parecia ser uma apresentação de coral. Fiquei por ali, não muito interessado, olhando a movimentação dos técnicos de som começando a montar o equipamento.
Então ouço um aquecimento de vozes vindo não sei de onde. Uma melodia que começou a mexer comigo. Como que por instinto, começo a procurar os donos daquelas vozes.
Olho então para o primeiro andar do prédio e me deparo com aquela cena simples e maravilhosa ao mesmo tempo: Cinco janelas bem espaçosas acomodavam um casal de cantores cada. Todos com microfones nas mãos cantando ¨Imagine¨, John Lennon, de maneira maravilhosa!
Aquela cidade então se transforma!
Tatuí, a capital da música, começa a destilar o poder que as notas musicais exercem sobre nós!!
Me emociono...olhos marejados...solitário no meio de uma multidão de transeuntes desapercebidos, rompo em aplausos do coração!

Love is in the air!!!

Dê uma olhada no fundo musical, no rodapé da página!

Feliz Natal!!

Caiu a ficha!!!

importância X urgência

Gostaria de poder escrever mais aqui no blog. Mas, você sabe, fim de ano, correria...
Estive pensando que temos tantas coisas emergenciais pra resolver que deixamos pra trás várias outras, importantes, que não são urgentes.
Coisas importantes como amigos, família, cuidados com o corpo, manutenção no casamento, etc. São coisas que não são incêndios, mas se tornarão se não tiverem a devida atenção.

Mas não dá tempo!

Preciso resolver outras coisas urgentes...

Queria falar mais sobre o assunto, mas não posso, estou atrasado...

Que Deus me livre desta vida de bombeiro!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Papai Noel

Nunca tive um bom relacionamento com a figura do tal velhinho.
Talvez por causa da roubada de cena que ele faz todo ano; Rouba sim, pois o aniversário é de Jesus, mas quem brilha é o tal do ¨Santa Klaus¨. Além disso o tal barbudo não tem um pingo de personalidade. Sabia que ele se veste de vermelho e branco por causa da Coca-Cola? Grande campanha de marketing...

Bem, hoje tive algo de positivo relacionado com o ¨das renas¨.

Passei no Correio e me deparei com uma campanha fantástica: as crianças carentes escreveram cartinhas endereçadas ao Polo Norte; cartinhas estas que foram recolhidas pelos carteiros e disponibilizadas nas agências. Pois é: passei por lá e peguei uma.

No texto, a pequena Jéssica de 10 anos, explica que seu pai foi embora de casa e que ela, seus 2 irmãos e sua mãe doente e desempregada, vivem com 1 cesta básica e 190 reais que a prefeitura manda.
Só que antes de pedir seu precioso presente, pede que o Papai Noel de uma passada primeiro em Santa Catarina, por causa das pessoas de lá, que precisam mais dele que ela.
Depois então diz que quer de presente um fichário pra ela e outro pro seu irmão de 14 anos, pra eles levarem pra escola no ano que vem; além disso pede uma mala de rodinhas pro caçula de 7 anos, que começará na primeira série...quase não consigo ler toda a carta, por causa das lágrimas, onde ela explica que tudo pode ser usado, pois eles não ligam.

Meu Deus !
Como sou egoísta e mimado !
Listando ¨necessidades¨ falsas como prioritárias, enquanto uma menininha faz chegar em minhas mãos uma carta onde, pela certeza da resposta que há no coração dela, pede só o que lhe é necessário, sem antes deixar bem claro que se não der tudo bem: pois existem pessoas lá em Santa Catarina que precisam mais que ela.

Nossa !
Miserável homem que sou !
Que rica e lúcida é a minha pequena mestra !

Se você quiser esta experiência, e eu o aconselho, ainda dá tempo.

Leia este post do link, e vá até uma agência dos Correios.

www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_cidadania/papai_noel.cfm

Depois volte aqui pra nos contar !

domingo, 14 de dezembro de 2008

Os benefícios do sofrimento

Meu Deus, com um título destes dá pra entrar fundo numa reflexão em qualquer gênero: podemos abordá-lo espiritualmente, onde poderia elencar os sofrimentos de Cristo pela humanidade; ou talvez socialmente, dizendo como podemos crescer com os reveses da vida, tornando-nos mais maduros; ou ainda profissionalmente, quando os obstáculos se transformam em degraus, na escada para o nosso sucesso !
Mas agora não. Agora quero falar de algo mais contemporâneo: do sofrimento de fazer uma viagem de 1 hora no banco traseiro de um Fiat Uno, quando se tem mais de 100 quilos.
Dores nas costas, nas pernas, sem falar no contorcionismo extremo para entrar e sair por aquele vão mínimo que se abre para a passagem ( pois este era de duas portas).
E eis que de repente, não mais que de repente, aquela situação tão dolorida dá lugar a um sentimento de solidariedade que começa a reinar naquele cubículo de quatro pessoas. Declarações espontâneas de comunhão e compreensão mútuas fazem transcender daquela pra outra esfera: a esfera da amizade.
Talvez pela falta de um rádio para nos anestesiar, uma onda de satisfação nos invade, e nos aproxima sobremaneira!
Isso se faz tão real que, mesmo diante de um estacionamento lotado no shopping que nos esperava, fizemos da longa, eu disse longa procura por uma vaga, um divertido momento de esconde-esconde!!
E dada a multidão com que nos deparamos; filas para banheiro, para comer, para entrar, para andar (no estilo procissão) e para sair,concluo que a ida e a volta é que foram o verdadeiro passeio.

Alegrias da vida moderna !!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Super Interessante

Semana passada precisei ficar na ante-sala de um escritório esperando.
Aliás, ante-sala ou recepção; escritório ou consultório; ali parece que esperar é preciso..
Lugar de ficar reparando nos outros, pensando em como seria a vida dessas pessoas. Lugar de pegar umas revistas velhas e folheando-as, talvez encontrando uma coisa interessante pra pensar.
Pois é: foi ali que peguei uma revista super interessante; peguei ¨a¨ ¨Super Interessante¨, he he he !!
Que embromação! Acho que eu realmente não tinha mais nada pra escrever...só você pra me aguentar...

Bem, pra não ficar tudo perdido, este link abaixo te levará a, nada mais, nada menos, a todas as Super Interessantes já publicadas (menos as novas, claro) .

Tem até como fazer busca por assunto, vale conferir!

O negócio é grátis, basta deixar um comentário aqui no meu blog, pois eu já estou meio carente...

http://super.abril.com.br/superarquivo/index_superarquivo.shtml


Faça bom proveito !!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Segredos da vida

A vida nos reserva muitos segredos que tem hora marcada pra serem desvendados.
Vejo que a cada época/período de nossas vidas encontramos verdades que, quanto mais rápido reconhecemos como essenciais, mais rápido fazemos proveito delas...
Não sei se demorei pra perceber, mas o fato é que acho que saquei mais uma:

EQUILÍBRIO E INTENSIDADE

Duas palavras que parecem opostas, mas que precisam andar juntas para que possamos viver a vida com significado.
Intensidade sem equilíbrio nos fará mergulhar em uma área ou realidade unilateralmente; seremos os ¨profundos¨ em determinadas áreas, mas ausentes de tantas outras.
Equilíbrio sem intensidade nos levará a viver experimentando todas as portas da nossa caminhada, sem no entanto, entrar em nenhuma; muitos casamentos não assumidos vitalmente, muitas alegrias vividas pela metade, por falta de intensidade.

Façamos o casamento destas duas forças, pois elas juntas nos darão força e visão pra viver a vida, como nos foi oferecida, integralmente.
Falei.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Joguinho legal !!

O Choong me mandou e eu adorei !!

http://www.gojogos.com/jogos-online-gratis/1248/crazy-penguin-catapult.html

Entrem lá !!


Obrigado mano !!

Vida de gente como agente

Sempre se houve falar sobre o ¨sentido da vida¨ feminino. Não raro ouço reflexões a respeito da realização que se dá quando mulheres procriam, amamentam e educam seus filhos. Algumas ainda declaram que nenhuma realização profissional, social ou até financeira substituem a satisfação deste empreendimento número um de suas vidas.
Pois bem. Acho que estou descobrindo uma satisfação nessa mesma intensidade, porém no universo masculino.
Trocando em miúdos, (e quem conhece um pouquinho minha história entende melhor) durante o começo de minha caminhada nunca me preocupei muuuito com as responsabilidades usuais.
Depois, durante minha jornada ministerial em tempo integral, sempre vi meu suprimento acontecer milagrosamente das mãos de Deus. E isso é fantástico!A vida pastoral me proporcionou experiências maravilhosas! Mas acho que como num ¨Plano¨ super interessante, vejo o Patrão Celestial me presenteando com uma novidade: experimentar esta satisfação que agora sinto: Suprir minha família com minhas próprias mãos.
Por favor, permitam-me explicar: sei que o Senhor Deus continua sendo o principal responsável pelo meu sustento. Mas agora Ele faz isso pelas minhas próprias mãos! Isso é maravilhoso! A sensação é indescritível! Acredito que este seja o ¨motivo da vida¨do ser humano masculino.
Tal realização faz parte do que tenho chamado de ¨realidade humana¨; que está nos Planos de Deus para a trajetória humana. Este Deus bondoso que espera que sejamos cada vez mais humanos. Pois foi assim, humanos, que Ele nos criou!
Possamos nós, homens e mulheres tementes a Deus, nos livrar de uma vez por todas deste teatro que somos forçados a viver. representando espiritualóides sem emoção; justiça fingida e alegria plástica...
Quer fazer um teste pessoal? então tente imaginar Jesus, o Filho de Deus que se fez homem, tendo um acesso de riso, do tipo assim, perdendo o fôlego, rolando no chão... Você consegue??
É meio complicado?? Pois é...estamos todos meio mergulhados nestes conceitos equivocados...Deus nos livre !!